segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Falso risoto

Quando se fala em reeducação alimentar, o arroz integral está sempre presente na lista dos alimentos permitidos. Como todo carboidrato integral, o arroz integral não aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue e não te deixa com fome meia hora depois do almoço. Por isso gostamos tanto dele!

Quanto ao sabor, para mim, o arroz integral é mais interessante do que o arroz branco. A maioria das pessoas está mais acostumada a comer o arroz branco, mas por que não experimentar um alimento mais saudável?

Adoro arroz integral!
Para fazer arroz integral básico, você vai precisar de:
azeite
1/4 de cebola picada
1 xícara de chá (200ml) de arroz
3 xícaras de chá de água
3 colheres pequenas de sal
Também gosto de temperar com um pouco de páprica, tomilho e cominho em pó, cada vez uso um tempero diferente

Borrife o azeite, espere esquentar e acrescente o arroz lavado. Quando a água do arroz secar, acrescente a cebola e deixe fritar por alguns instantes. Acrescente a água e misture o sal. Feche a panela de pressão. Quando a panela começar a chiar (entrar em pressão), abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15-17 minutos.

Eu adoro acrescentar quinoa no arroz integral. Quatro colheres de sopa de quinoa e para fazer um arroz diferente! Cheguei a fazer quinoa pura para comer como carboidrato da refeição, mas não curti muito, não é tão acolhedora quanto arroz. Mas vale experimentar a quinoa, sim?
Arroz integral cozido com quinoa

Também é possível cozinha-lo em uma panela que não seja de pressão, mas leva muito mais tempo. Eu já fiz e leva tanto tempo que eu esqueci do arroz e acabou queimando...

Essa quantidade de arroz rende 4 porções, então sempre sobra aqui em casa. Gosto disso porque facilita a vida! E eu sou cismada que menos de uma xícara de arroz nunca fica tão gostoso quanto uma xícara ou mais.

E o que eu faço com o arroz que sobra?

Muitas coisas e eu pretendo contar sobre elas aos poucos aqui no blog. Mas uma das coisas que o Bruno mais adora é o falso risoto e é com essa receita que eu quero começar a falar sobre o arroz integral. O falso risoto na verdade é arroz com tomate. E arroz combina com tomate, Saratonina? Nós achamos que sim e você, já experimentou?

Arroz integral cozido com quinoa + tomate refogado e cebolinha

Para fazer o Falso Risoto, você vai precisar de
azeite (uso 4 borrifadas)
1 tomate maduro picado (o tomate do tipo italiano para molho é perfeito para isso)
2 porções de arroz integral cozido
meio copo de água filtrada
1 colher pequena de sal
1 colher de cebolinha picada

Aqueça o azeite em uma panela média. Acrescente o tomate picado, feche a panela e esqueça dele por uns 5 minutos. Assim o tomate amolece e você consegue amassa-lo facilmente com uma colher grande até que ele vire um molho de tomate com pedaços. Acrescente o arroz e a água e misture. Quando parte da água tiver evaporado e o arroz estiver cremoso, apague o fogo, acrescente a cebolinha e o sal. Seu falso risoto de 10 minutos está pronto, mas diga que está mexendo o risoto há 3 horas se quiser impressionar.

Combina com:
Pescada
Salada de pepino


Façam e me contem, sim? Me escrevam com dúvidas e comentários.



Nenhum comentário: